Aprenda as melhores táticas para fazer anúncios nas redes sociais!

Mídia social paga é um método de exibição de anúncios ou mensagens de marketing patrocinadas em plataformas populares de mídia social e visando um público específico. Os anúncios nas redes sociais podem ajudar a aumentar sua marca e impulsionar seus negócios se você escolher a plataforma, dados demográficos e palavras-chave corretas, mas como fazê-los dar certo?

 

O que torna uma campanha publicitária bem-sucedida?

Como se desenvolve um criativo de anúncio melhor?

Esse anúncio vai dar resultado? 

 

Todas essas são perguntas que ouvimos frequentemente de nossos clientes.

 

É claro que não existe uma fórmula mágica para fazer um ótimo anúncio. O aspecto artístico da publicidade significa que não existem regras definidas para o sucesso e eficácia da publicidade, apenas as melhores práticas, que variam de empresa para empresa e precisam ser testadas! E, de vez em quando, a criatividade exige que você se afaste até mesmo dessas práticas recomendadas.

 

O tempo de atenção dos consumidores está mais curto do que nunca, então como você faz sua empresa se destacar na multidão? Bom, vamos primeiro a uma breve explicação do que é um anúncio.

 

O que é um anúncio publicitário?

A quantidade de anúncios na sociedade dificilmente é como se fosse uma enxurrada de informações e estímulos o tempo todo. Do metrô aos banheiros públicos, as empresas estão se envolvendo com os consumidores em todos os pontos de contato em suas vidas, na esperança de influenciar suas decisões de compra.

Os melhores anunciantes usam pesquisas para determinar o posicionamento, o estilo e o propósito de um anúncio.

Enquanto alguns anúncios são inseridos perfeitamente em nossas vidas diárias sem aviso prévio, outros criam uma experiência completa, que você para e pensa “nossa, que anúncio!”. Qualquer que seja o tipo de publicidade que uma empresa escolha, o objetivo final de todos os anúncios é o mesmo - influenciar o comportamento de um público-alvo pretendido.

 

Um fator comum entre todos os anúncios que se tornam icônicos, bem-sucedidos ou não, é que eles são notados. Eles se destacam entre os outros anúncios, mídia e conteúdo que competem pela atenção do público.

 

Um anúncio de qualidade precisa de pesquisa e planejamento, para ser executado de forma criativa, posicionado nas redes corretas e com um objetivo final atingível. Se o objetivo final da sua empresa é informar e se conectar com os consumidores, ela precisa fazer anúncios online. Afinal, o comércio online está mais forte do que nunca, devido a toda a situação em que o mundo se encontra (a pandemia mundial de 2020).

 

Como existem vários tipos de publicidade online, aqui estão alguns tipos de publicidade digital que você pode descobrir para escolher qual é a melhor para sua empresa.

 

Publicidade de pesquisa paga

A quantidade de informação que os consumidores recebem hoje é, sem dúvidas, absurda. 

Isso mesmo, absurda! Imagine que você entra no Google, digita na barra de pesquisa “Curso de Marketing Digital” e clica em pesquisar, eis o resultado: 

Você dificilmente irá passar do quarto link. Muito menos da primeira página!

É assim com maioria dos consumidores. Em contraste, eles provavelmente escolherão um dos primeiros links, uma vez que a posição do link estabelece credibilidade no processo de compra do consumidor.

 

É aqui que entra a pesquisa paga.

Como você pode notar, ao lado esquerdo, logo acima dos títulos têm as letras AD, isso significa que são anúncios: as empresas pagaram para o Google mostrar seus sites como prioridade, no topo do ranking. Abaixo desses ADs vêm aqueles conteúdos rankeados de forma orgânica e um SEO bem trabalhado.

 

As pesquisas pagas funcionam a partir de um sistema chamado pay-per-click (PPC) ou search engine marketing (SEM), que envolvem um processo de “leilão” em determinadas  palavras-chaves, feito para que os anúncios apareçam no “topo” dos resultados das pesquisas. É a partir da pesquisa paga que sua empresa irá  se colocar na frente daqueles usuários que estão buscando tópicos que se relacionam ao seu produto/serviço.  

 

Anúncios nas Redes Sociais

As redes sociais se tornaram o ambiente perfeito para que as empresas se coloquem em frente às suas audiências, em momentos que elas menos esperam. Anúncios nas redes sociais permitem um pouco mais de liberdade para divulgar a personalidade de uma marca, já que a mídia social tende a ser uma plataforma mais descontraída.

Mas é importante escolher suas plataformas com sabedoria e reconhecer que nem todos em seu público usam todas as plataformas. Por exemplo, o seu público no Instagram provavelmente será diferente do seu público no LinkedIn. Quem você está tentando alcançar?

 

Publicidade nativa

Banners e anúncios pop-up deixam claro que eles estão tentando vender algo. Já a publicidade nativa se camufla. Por aparecerem como uma correspondência quase perfeita com o conteúdo que os cerca, os anúncios nativos vêm na forma de artigos ou vídeos em sites que já hospedam materiais semelhantes.

Grandes anúncios oferecem aos consumidores informações valiosas e tornam o aspecto da publicidade secundário em relação à mensagem que está sendo comunicada. Uma vez que correspondem ao fluxo natural da página, os anúncios nativos não causam interrupções e os usuários não sentirão que estão se envolvendo com um anúncio.

 

Anúncio em formato Display

Esses anúncios, pelo estilo e formato, tornam muito óbvia a intenção de venda, uma vez que muitos anúncio são implementados de forma mais sútil para o usuário. Esses anúncios em display podem ser feitos para serem animados ou estáticos, normalmente encontrados na parte superior ou nas laterais das páginas da web. 

Os anúncios gráficos visam a conversões rápidas e seu alcance potencial é enorme porque os mecanismos de pesquisa podem corresponder um anúncio a milhões de sites com base nas preferências de palavras-chave e segmentação.

 

Tipo esse anúncio aqui:

Qual é o próximo passo? 

Agora que você conhece alguns estilos mais famosos de anúncios, tem o que é preciso para formar uma campanha publicitária e executá-la nos canais apropriados. Há muito por onde escolher, então escolha com sabedoria.

 

Agora, quais são as boas práticas para criar um bom anúncio e melhorar seus resultados?

 

Usar palavras-chave no anúncio

Colocar palavras-chave ajuda a posicioná-lo melhor nas pesquisas e aumentam a sua relevância!

A relevância do anúncio está diretamente relacionada ao fato da keyword (palavra-chave) estar ou não presente no texto do anúncio.

Sendo assim, não deixe de adicioná-la no anúncio, ela pode estar na íntegra ou no meio de uma frase, mas evite quebrá-la deixando as palavras soltas pois isso pode diminuir a relevância. 

 

Use um título poderoso: prenda a atenção deles!

As pessoas examinam as coisas rapidamente. Eles entram em contato com tantos anúncios a cada dia que não conseguem ler cada um. É por isso que você deve se certificar de que seu anúncio realmente prenda a atenção deles.

 

Você faz isso com um título eficaz.

 

Divulgue o seu produto: use o nome dele

O objetivo principal de colocar o nome do produto no anúncio é porque o Google lê a sua palavra-chave e observa se ela está bem relacionada com o anúncio. Dessa forma, o título principal deve estar junto com as informações principais da página como, no caso, o nome do produto no seu anúncio.

 

Use uma Call to Action, a “chamada para ação”

Em outras palavras, o objetivo dela é levar o usuário para a realização de uma ação desejada por você, como comprar um produto, acessar outra plataforma, realizar uma assinatura etc. 

É extremamente importante a call to action no seu anúncio, ela tem um papel decisivo para o usuário clicar ou não no seu link.

 

Ofereça de modo que não possam recusar!

Os consumidores adoram barganhar. Então, ofereça a eles um bom para que eles voltem para você uma e outra vez.

Esteja você oferecendo um preço imbatível, uma avaliação gratuita, frete grátis ou um pacote completo, sair do seu caminho para oferecer a seus clientes um bom negócio irá ajudá-lo a ter sucesso.

 

Faça com que pareça urgente, dê um motivo para comprar agora!

Você não quer apenas plantar a semente com seus anúncios, você quer que as pessoas sigam em frente e façam algo sobre sua oferta AGORA.

Quando as pessoas veem um anúncio e pensam em dar uma chance a uma empresa mais tarde, elas podem realmente querer fazer isso. Mas, as pessoas muitas vezes seguem em frente com suas vidas e esquecem tudo sobre o anúncio e o produto que poderiam ter.

 

Fale sobre os benefícios

Os anúncios devem se concentrar nos benefícios!

Explicar as características de seus produtos ou serviços é importante, mas explicar os benefícios para o cliente é realmente o que importa. Afinal, as pessoas estão mais interessadas no que recebem de seus serviços do que no que você faz.

 

Lembre-se de que você sempre deve entregar o que diz vender!

Criar um anúncio eficaz é ótimo, mas seus anúncios não levarão você longe se não estiver deixando seus clientes satisfeitos. Portanto, concentre-se em fornecer a todos os seus clientes a melhor experiência possível.

 

Essas dicas podem auxiliar você a se destacar neste grande oceano de anúncios! 

 

Anunciar é importante e um bom anúncio pode fazer a sua empresa a ter sucesso.

A Web Produtora pode te ajudar a traçar a estratégia de anúncios de forma eficaz e profissional. 

Afinal, temos uma equipe especializada, pronta para fazer com que sua empresa chegue mais longe e alcance mais clientes! 

Dê um passo à frente no seu negócio entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou (51) 99230-5699! 

 

Redação: Beatriz Costa (@beatrizvcosta)

 

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