Não? Então talvez seja a hora! Elaborar uma bio interessante e criativa, que chame a atenção do seu público-alvo, deve ser uma das suas prioridades no instagram!
É ela que vai auxiliar a mostrar a personalidade da sua marca, promover o seu negócio e incentivar as pessoas a seguí-lo.
Vamos mostrar alguns pontos principais que consideramos importantes para criar uma melhor biografia do Instagram para sua marca.
Use palavras-chave no campo de nome
Se você clicar em Editar Perfil, o primeiro campo que você encontrará será Nome. Isso é diferente do seu nome de usuário, que forma o URL do seu perfil do Instagram e dá à sua página de perfil o nome da marca.
Esse campo compõe os 30 primeiros caracteres da sua bio e é essencial para ajudar no SEO (Search Engine Optimization) do Instagram. Quando as pessoas pesquisam no Instagram as palavras no campo "Nome" são as primeiras a serem analisadas em busca por correspondência. Portanto, se você deseja classificar bem as pesquisas da perspectiva do SEO do Instagram, é crucial usar palavras-chave relevantes para o seu nicho nessa seção e não necessariamente o nome da sua empresa, como o título sugere.
Habilidades e experiência
Ao compartilhar suas habilidades e experiências, você está ajudando a firmar sua marca como uma empresa profissional, construindo confiança com seu público-alvo e oferecendo uma visão do que você oferece.
Hobbies e interesses
Se sua marca é baseada em você como indivíduo, como digital influencer por exemplo, é fundamental criar um relacionamento com seus seguidores. Compartilhe um pouco sobre quem você é - seus hobbies, interesses, valores e crenças - para parecer agradável e envolvente.
Personalidade
Use a sua marca para mostrar a sua personalidade. É essencial criar uma identidade para a sua marca, pois isso garantirá consistência nas redes sociais e permitirá que seu público o reconheça imediatamente. Por exemplo, quando você está assistindo um vídeo e no final dele toca o jingle do MC Donald’s, você sabe quem é, mesmo que o nome da marca nunca tenha sido dito!
Use emojis
O uso de emojis na sua biografia do Instagram dará ao seu perfil uma sensação visualmente fresca e divertida. Eles também ocupam menos espaço que as palavras, permitindo adicionar informações adicionais sobre sua marca que a contagem de caracteres não permitiria com texto. Seja criativo e tente uma combinação de palavras intercaladas com emojis.
E também hashtags #
Adicionar sua hashtag de marca à sua biografia é outra estratégia importante do Instagram. Isso ajudará não apenas a impulsionar o envolvimento após a publicação, mas também a criar uma comunidade em torno da sua marca.
Ao oferecer aos seus seguidores uma maneira de compartilhar o conteúdo deles com você e sua comunidade por meio da hashtag da marca, você criará rapidamente um forte hub interativo no Instagram.
Call to Action (CTA)
Sua biografia no Instagram é o lugar perfeito para adicionar uma chamada de ação. Diga ao seu público o que você quer que ele faça e, se possível, como fazê-lo.
Por exemplo, peça ao seu público para baixar um e-book ou seguí-lo em outras redes. Se sua empresa fornece serviços, coloque seu e-mail para incentivar as pessoas a entrar em contato! Para as lojas físicas, é importante incluir seu endereço e horário de funcionamento! Assim pessoas podem encontrá-las e visitá-las facilmente.
Se você deseja que seu público abra uma página da web específica, peça para ele fazer isso e adicione o URL ao campo Site (você pode utilizar o linktree, por exemplo). Lembre-se, links só serão clicáveis no campo Site!
Faça espaçamentos e quebra de linha
Se sua bio contém muitas informações pode dificultar a leitura e os usuários podem ignorá-la. Dividi-la em formato de lista ou usar espaçamentos limpos ajuda as pessoas a consumir as informações com facilidade. (Existe um emoji invisível muito útil para isso!
Ele está aqui, pode passar o mouse e copiar > ⠀⠀)
Essas são algumas dicas básicas para se seguir quando estiver criando sua bio pessoal ou da sua empresa! Como você pode ver, existem muitos elementos para criá-la! Mas ela não precisa ser estática; agite um pouco. Experimente diferentes opções, emojis, chamadas à ação, texto e muito mais.
Modifique-a de tempos em tempos e veja o que funciona melhor!
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Redação: Beatriz Costa