Por serem tão poderosas, as histórias são muito úteis para redatores. Boas histórias podem levar as pessoas à ação. Elas podem encorajar simpatia e instigar doações. Podem provocar uma resposta ou influenciar os leitores.
Elas podem vender.
Copywriting e Storytelling: a arte de persuadir com a arte de contar histórias.
No outro dia, conversando com uma colega de trabalho sobre algumas campanhas da Nike, que compartilhamos em nossa página, comentamos sobre a capacidade dessas campanhas de sempre incorporarem uma história em suas peças publicitárias e o quanto isso as deixavam mais interessantes e prendem nossa atenção.
E acabamos lembrando de diversas outras marcas que também utilizam essas técnicas, como a campanha My first friend, da marca Huggies, feita para celebrar o dia do amigo. No filme, dois bebês recém-nascidos no dia 20 de julho são colocados no mesmo berço para simbolizar a primeira amizade da vida de cada um.
E mais próximo de nós, uma campanha de natal do Grupo Zaffari, de 2018, que conta a história de como um imprevisto pode transformar-se em um momento de pura magia quando as pessoas param de pensar apenas nos seus problemas e passam a observar a seu redor, com a pureza de uma criança.
É incrível como mexe com as emoções de quem assiste, não é? Comecei a pesquisar um pouco sobre por que isso acontece e me deparei com um estudo publicado na edição de 2006 da revista NeuroImage. Neste estudo, pesquisadores espanhóis revelaram que o cérebro humano cria uma reação fisiológica complexa aos tipos de linguagem descritiva usados nas histórias. Em outras palavras, sentimos histórias. Quando elaboradas da maneira certa, como revelou o estudo espanhol, as palavras não se limitam a pintar imagens; eles criam experiências imersivas.
Essa é a magia - ou ciência - do Storytelling.
Nossos cérebros evoluíram para ter empatia, lembrar e tomar decisões como resultado de ouvir uma história. É neurologicamente impossível resistir ao poder persuasivo de uma história bem contada.
Deixa eu contar como escrever boas histórias
Não existe uma maneira única de escrever uma história; ou o caminho certo para esse assunto. As histórias, como todas as formas de redação, são flexíveis e usam muitas estratégias diferentes para criar uma obra-prima única.
Primeiro, faça a história relevante e consistente
Alguns escritores têm dificuldade em escolher a história certa para seu objetivo final. A história não tem nenhuma relevância particular, nenhum exemplo de apoio e nenhuma relação específica que os leitores possam ver claramente. O resultado é que, embora os leitores recebam uma história divertida, eles não têm certeza do que isso tem a ver com o título da postagem ou a ação que você está pedindo que realizam no final.
A menos que seu objetivo seja apenas entreter, selecione uma história que seja claramente relevante para a mensagem, ação ou lição que você deseja transmitir. Um único ponto obscuro na história não é suficiente para criar o suporte adequado - encontre uma história que seja claramente relacional do começo ao fim e certifique-se de que ela se conecta ao objetivo que você deseja alcançar.
Se você tiver que explicar como tudo se encaixa no final, volte e tente novamente. Ainda não está certo.
Faça uma história com qual seu público vá se identificar.
Um dos conceitos mais importantes de uma narrativa eficaz é garantir que ela se relacione com o público. Caso contrário, ficará mais seca do que um pedaço de papelão.
Veja o exemplo desta campanha do Airbnb: uma história verídica onde uma menina conta a experiência de seu pai, que era um guarda no lado oeste do Muro de Berlim em 1987.
Você pode nunca ter visitado Berlim, mas possivelmente já passou por uma situação onde se sente “preso” há um passado ou local e anseia em encontrar um desfecho, talvez voltar à esse lugar, como o pai da personagem, que finalmente encontra o fim da sua angústia, viajando de volta para Berlim e, ainda por cima, com ajuda do Airbnb, se reconectou com alguém que entende essa sua angústia e completa com a promessa slogan: “Airbnb, pertença ao mundo”.
É ou não uma campanha genial?
Use depoimentos como histórias
Você sabia que os produtos com classificação cinco estrelas recebem a grande maioria dos pedidos online?
Por que é isso? Porque a prova social é uma ferramenta extremamente poderosa. E adivinha? Eles são simplesmente histórias. Os depoimentos sempre aparecem da mesma forma - o cliente explica um problema que estava enfrentando, como descobriu o produto e o impacto que ele teve em sua vida. O famoso case de sucesso.
Cliente da WebProdutora
Observe o tamanho e tempo de leitura
Uma história muito curta e os leitores não têm certeza do que aconteceu. Uma história muito longa e eles ficam impacientes e entediados, ou são atraídos para a história e guiados por um caminho tão longo que esquecem que havia um propósito para tudo isso em primeiro lugar.
Evite descrições muito longas, entrar em muitos detalhes, sair do caminho em tangentes que não sustentam o objetivo principal ou poupar nas partes boas. Aprenda a encontrar o equilíbrio certo que permite prender os leitores e saber o que cortar porque não é necessário prender o interesse deles.
Um objetivo ou problema a resolver
O protagonista de uma história - ou, neste caso, seu cliente - precisa de um objetivo pelo qual se empenhar. Pode ser tão simples quanto desejar que houvesse uma maneira mais fácil de fazer o café da manhã ... ou algo tão complexo como querer deixar o mundo um lugar melhor para seus filhos. As melhores marcas identificam as motivações emocionais por trás do objetivo do protagonista e as expandem.
Conte uma história pessoal
Os clientes desejam se conectar com outras pessoas. Não marcas. Não logotipos. Mas sim, humanos reais. É por isso que contar suas próprias histórias pessoais pode ser tão atraente. Eles o tornam humano e mostram um lado que muitas pessoas não veem. Isso ajuda os clientes a confiarem em você e se sentirem amigos.
Qual estratégia você mais gostou?
BÔNUS:
Mais 10 dicas para inserir storytelling no seu copy
- As histórias precisam ser reais, relacionáveis e relevantes (os 3 Rs).
- Uma boa narrativa geralmente começa com uma pergunta intrigante e aberta: "Você prefere ser parte da solução ou do problema?"
- Uma ótima narrativa também pode começar com uma declaração instigante: “Conforme a tecnologia móvel avança, o mundo como o conhecemos enfrenta mudanças profundas”.
- É importante selecionar uma história que se aplique à sua mensagem central.
- Você deseja criar imagens ricas com palavras que irão se infiltrar e, com sorte, deixar uma impressão permanente em seu público (o pensamento ho hum não precisa se aplicar).
- Use metáforas que elevaram sua escrita a um nível mais alto.
- Incorpore infográficos quando isso o ajudar a contar uma história complexa de forma simples.
- Considere usar vídeos para personalizar sua mensagem e ajudá-la a ganhar vida.
- Transforme sua história perfeitamente em sua cópia para dar a ela o maior impacto.
- Lembre-se: quanto melhor for a história, maior será o efeito.
Fontes Consultadas: Copyhackers, Zerys, SBCOPY
Dê um passo à frente no seu negócio entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou (51) 99230-5699!
Redação: Beatriz Costa (@beatrizvcosta)
Web Produtora é uma agência de Marketing Digital de Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre, especializada na criação de campanhas de marketing, Google SEO e ADS, criação de websites, marketing de redes sociais além de cursos e treinamentos.