Comunicação externa – a forma de se comunicar com o mercado está muito mais dinâmica.
Dependendo do negócio, é importante investir em novos canais diferentes além dos tradicionais (celular, mídias sociais, TV, etc.). O formato da comunicação deve ser flexível e estimular a interação com o público.
Incentivar a criatividade – é preciso estimular a busca e transformação de boas ideias em oportunidades de negócio viáveis. Isso pode ser realizado de maneira formalizada (com a utilização de métodos e técnicas) ou de maneira informal, mas sempre com a participação ativa de todos os colaboradores. Alguns fatores-chave para estimular a criatividade são: não há uma solução única para um problema; novas ideias podem ser exploradas; é válido questionar as verdades absolutas; e não se deve inibir ideias aparentemente ruins.
Saiba o que a concorrência está fazendo –leve essa recomendação ao pé da letra. Se possível, visite seu concorrente, avalie seus produtos, preços, promoções, atendimento, etc. É sempre importante saber o que o seu mercado está fazendo, as mudanças e onde residem seus diferenciais.
Fonte: sebraesp