Como proprietário de uma empresa, você precisa estar preparado para essa onda digital, em que a capacidade de reter atenção do público requer esforço constante, afinal, são muitos estímulos de todos os lados! Então, como fazer para o consumidor manter a atenção no seu produto? Para isso, talvez você precise fazer algumas mudanças com a sua empresa ou a sua marca.
Ao pesquisar mais sobre, você vê histórias de empresas evoluindo, mudando e se adaptando ao mercado atual, e se pergunta como estão fazendo isso: elas estão atualizando a marca ou renovando?
Chamamos isso de Rebranding ou BrandRefresh!
Hoje os consumidores estão comprando online mais do que nunca. O estudo “Novos hábitos digitais em tempos de Covid-19”, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), mostrou que as compras online tiveram aumento gigantesco e que a transformação do varejo para o digital se tornou prioridade para muitas empresas. Em 46% dos casos, esse aumento de compras foi superior a 50%.
Então é importante se adaptar aos novos negócios!
E qual é a diferença entre reformular a marca e renovar uma marca? Além disso, como saber qual é para você?
Enquanto o “brand refresh” (atualização) de uma marca é como dar uma nova pincelada, um novo visual e um novo logotipo sofisticado, “rebranding” (renovação), significa destruir tudo o que você construiu e começar do “zero”. Em outras palavras, um é muito mais dramático do que o outro.
O que é um brand refresh?
Uma atualização da marca é uma manobra tática. O quão complicado é o processo de atualização de sua marca dependerá do quanto você precisa mudar sua imagem. Normalmente, a ideia é mudar o impacto da marca, a maneira como a empresa se sente, soa e olha para o cliente. Isso significa mudar:
- A voz da sua marca.
- Sua identidade visual e até logo.
- O serviço ao cliente / como ofertar produtos.
Conforme os negócios crescem e mudam, é importante que suas marcas reflitam o mercado atual. Simplificando, se você permanecesse o mesmo enquanto todas as empresas em seu setor mudavam, adotavam logotipos mais recentes e novas formas de se comunicar com seu público, você acabaria perdendo sua vantagem competitiva.
Um exemplo clássico é a Microsoft:
Ao longo dos anos, o logo evoluiu para refletir a estética que melhor atrai seus clientes. À medida que gráficos simples, cores e clareza se tornaram mais atraentes para as pessoas no mercado moderno, a Microsoft fez as mudanças necessárias para acompanhar o ritmo de empresas como a Apple e o Linux.
Uma atualização da marca não apenas diz ao seu público que você é moderno e relevante, mas também mostra que você está conectado ao seu setor. Ninguém quer fazer negócios com uma empresa que parece estar atrás da curva.
Normalmente, o processo de atualização da marca analisará o uso de cores, tipografia, estilos e até mesmo seu tom de voz. Embora não seja tão abrangente quanto uma reformulação da marca, os resultados podem ser surpreendentes.
Pense nisso como uma reforma pessoal, uma forma de transformar a forma como sua marca é percebida. É incrível o quanto uma imagem nova pode mudar uma marca - além disso, é muito mais rápido e barato do que uma reformulação em escala real.
Quando é a hora de uma estratégia de brand refresh?
Na maioria das vezes, as empresas preferem optar por uma simples atualização, ao invés de uma reformulação da marca. Uma boa estratégia de brand refresh requer menos risco do que uma revisão total e ainda pode obter os resultados de que você precisa!
- Você está desatualizado: Avalie cuidadosamente sua marca e determine se sua imagem o está impulsionando ou impedindo.
- Você mudou: a mensagem da sua marca reflete com precisão o que você oferece e quem você é. Certifique-se de que seus clientes entendam o que você está fazendo agora.
- Seu público mudou: você pode não estar mais alcançando seu público-alvo, porque seu mercado mudou desde que você começou seus esforços de branding.
- Você está crescendo: se espera ver crescimento em seus negócios no futuro, seja por causa de uma fusão, nova linha de produtos ou estratégias de marketing.
Outro exemplo atual é o da Casas Bahia, que repaginou toda sua imagem e até o famoso “Bahianinho” para deixar sua marca mais moderna e próxima do público jovem.
E depois de anunciar o novo logo e a nova identidade, agora vemos uma reformulação completa do mascote Bahianinho, ou melhor, o CB.
O personagem, que já havia passado por mudanças, agora deixou de lado completamente o visual 2D, a bota e o chapéu de couro, assumindo um visual em 3D e um boné, a mudança também afetou o biotipo, o deixando mais jovem, com outra voz e até mesmo um novo nome: “CB”.
O que é rebranding? A definição de Rebranding
Nesse ponto, já temos uma boa ideia do que é uma brand refresh. Agora é hora de nos concentrarmos em nossa definição de rebranding.
Normalmente, o objetivo do rebranding é influenciar e mudar a percepção do cliente sobre um serviço ou produto que a empresa oferece em geral, revitalizando a marca e garantindo que ela apele às necessidades existentes de um cliente ou de um novo grupo de clientes.
Existem muitos motivos pelos quais uma marca pode querer mudar sua imagem. Por exemplo, querer reposicionar a empresa e visão para mostrar a seus clientes uma mudança de foco. Como alternativa, a empresa pode estar procurando uma maneira de atrair um novo mercado, expandir o escopo de negócios ou se diferenciar de seus concorrentes.
Na maioria das vezes, as empresas consideram uma estratégia de rebranding quando:
- A competição está crescendo, então a marca precisa evoluir também.
- O público está mudando.
- Há um desejo de comercializar novos serviços e produtos.
- Os antigos métodos de marketing não estão mais funcionando.
- A identidade atual está desatualizada.
- As expectativas da indústria mudaram.
O que torna uma estratégia de rebranding bem sucedida?
O rebranding pode ser perigoso quando feito de maneira errada ou uma solução incrível para um negócio estagnado quando feito da maneira certa.
Em um nível fundamental, rebranding é o processo interno de recriar a maneira como sua organização expressa sua identidade para o mundo. Em outras palavras, trata-se de mudar a percepção que seu cliente tem de você.
Quer sua estratégia de rebranding surja porque sua marca atual parece desatualizada ou obsoleta, ou você sente que não é capaz de refletir a evolução de sua organização com sua marca existente, uma estratégia de rebranding requer muito comprometimento e criatividade.
Afinal, o risco de se perder no meio de uma reformulação da marca pode significar que sua empresa fica presa entre um futuro incompleto e um presente inconsistente. Isso significa que você se esforça para se destacar no mercado competitivo, inspirar seus funcionários e se relacionar com seus clientes.
O processo é semelhante ao de criar uma marca do zero.
Como o caso do Mcdonald 's, que no início dos anos 1990 e 2000, sua imagem deixou de ser um local amigável de fast-food para se tornar uma fonte barata e pouco saudável de comida ruim.
A empresa então resolveu passar por um processo de rebrading para tentar mudar como o seu público a enxergava. Ao invés de permitir que essa reputação perigosa continuasse derrubando a empresa, o McDonalds tomou a decisão de evoluir e começou a investir muito esforço e dinheiro para transformar sua imagem.
A rede passou a oferecer uma gama de opções mais saudáveis, incluindo alimentos frescos e saladas. Até mesmo os locais físicos dos restaurantes estão mudando para se tornarem mais modernos.
Rebranding não é um processo simples - e não é algo que pode acontecer da noite para o dia. É algo que as empresas precisam considerar com cuidado e atenção. Você precisará definir por que sua marca atual está falhando e como você pode reviver com uma nova imagem que vai mais além do seu logotipo.
Rebranding ou brand refresh: qual opção é certa para você?
Eventualmente, toda marca precisa mudar. O mundo está em constante evolução, com novos sabores, novas tecnologias e novas demandas dos clientes.
No entanto, até que ponto você muda e o tamanho das decisões que você toma para se adaptar ao seu novo mercado depende de você.
Se você já tem lealdade por sua marca e as coisas estão indo bem, uma atualização (brand refresh) pode ajudá-lo a garantir que você se mantenha competitivo e no caminho certo.
Mas, pode ser muito mais do que uma simples pincelada de tinta, no entanto. Às vezes, sua estratégia de atualização de marca envolverá um repensar completo do que sua empresa faz, como ela entrega, fala e se comporta. No entanto, o DNA da sua empresa permanecerá o mesmo.
Com uma reformulação da marca, tudo muda. Você pode vender os mesmos produtos ou fornecer os mesmos serviços, mas se torna algo inteiramente novo. Então, até onde você precisa ir para revitalizar sua empresa?
Agora que você já entende um pouquinho mais sobre rebranding e brand refresh, consegue saber o que sua marca precisa?