WP, Drupal ou Joomla: qual a melhor solução?

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Com tantas opções de CMS’s disponíveis hoje em dia, com funcionalidades e finalidades diferentes, não faz muito sentido dizer

qual deles é o melhor, mas sim qual deles atende melhor as suas necessidades. E, para chegarmos a essa resposta, nada melhor do que uma boa análise das opções que temos disponíveis.

Ambos os sistemas são escritos em PHP, além de serem projetos de código aberto, distribuídos sob a GNU General Public License.

Plugins e Templates

Em praticamente todos os CMS’s, podemos acrescentar novas funcionalidades através de plugins ou módulos, que podem estender o uso do sistema para diversas finalidades. Nesse sentido, o WordPress leva vantagem, tendo os desenvolvedores um número de aproximadamente 14.629 opções disponíveis. No Drupal, esse número é de  aproximadamente 8.039, enquanto o Joomla possui uma média de 8.000.

Otimização para os mecanismos de busca

Elemento obrigatório na concepção de qualquer projeto web, as técnicas de SEO são hoje uma exigência de praticamente todos os
clientes, até daqueles que não têm nem ideia do que isso venha a ser. Mesmo que hoje os principais influenciadores para a definição do posicionamento das páginas nos resultados de busca estejam relacionados à qualidade do conteúdo e à popularidade dos sites, podemos dizer que os primeiros passos para um bom SEO começam na estrutura do código HTML.

Por seguirem bem as práticas recomendadas pela W3C para o desenvolvimento web, ambos os sistemas possuem uma estrutura de código apropriada para o SEO. Contudo, o WordPress ainda leva uma pequena vantagem, por possuir uma estrutura um pouco mais semântica.

As vantagens de cada CMS

Uma das maiores vantagens do WordPress é, sem dúvida, a sua facilidade, possui simplicidade e eficiência em todos os sentidos. “Do ponto de vista do usuário, temos um painel administrativo simples, bonito e fácil de usar. Do ponto de vista do desenvolvedor, temos uma arquitetura de templates muito fácil de entender e explorar, uma arquitetura de plugins muito eficiente, e uma estrutura de banco de dados muito simples e poderosa. Além disso, possui uma comunidade imensa e um desenvolvimento consistente, que se mantém firme aos seus princípios: manter o core simples e enxuto, deixando qualquer coisa mais específica para plugins e templates“.

Acredita-se que a atual expansão e acesso ao Joomla para os novos desenvolvedores pode ser uma grande vantagem sobre os outros CMS’s. “Outra vantagem está no novo gerenciamento de usuários e permissões, que foi a funcionalidade mais esperada para a nova versão, e que agora está bem madura e extensível. Nesta nova versão, o sistema multilíngue nativo permite criação e administração de conteúdo para diversos idiomas de forma muito fácil para o cliente”.

Outras vantagens do Joomla levantadas são relativas aos templates e extensões. “A facilidade na criação de templates possibilita que, através de poucas linhas de HTML, seja criado praticamente qualquer tipo de layout em pouco tempo. Outro ponto muito importante são as extensões, que melhoraram muito desde a nova versão, integrando-se bem às novas funcionalidades do core do Joomla, e que possuem uma variedade de funções dificilmente alcançada por outros CMS’s”.

Os módulos as maiores vantagens do Drupal. “A quantidade de módulos disponíveis é absurdamente grande, além de o roadmap ser muito claro quanto aos releases. Isso nos dá uma visão de longo prazo (cerca de 3 anos) sobre o caminho a seguir”.

Ainda sobre os módulos, o quesito “compatibilidade” é um dos pontos fortes do Drupal. “Temos praticamente 100% de garantia de que todos os módulos são compatíveis com a versão instalada, ou seja, um módulo feito para a série 6.x irá rodar sem problemas no Drupal. Um outro ponto importante é que o Drupal sempre oferece um upgrade path a cada nova versão lançada.

Para quais projetos cada CMS é indicado?

Muita gente considera que o WordPress é um sistema indicado apenas para a produção de blogs. Considera-se que não há dúvidas de que o WordPress seja realmente a melhor plataforma para essa finalidade, mas que além disso ele é uma ótima solução para sites institucionais ou portais de notícias. “Se você tem um site que é 90% editorial, mas que necessita de funcionalidades como área restrita ou importação de conteúdos externos, o WordPress também é ideal, pois a sua arquitetura de temas e plugin facilita muito para que possamos usá-lo como uma espécie de framework, podendo desenvolver muita coisa sobre ele”.

Quanto ao Joomla, acredita-se que ele seja ideal para projetos que vão desde sites de pequeno porte até grandes portais. “Existem projetos específicos para Intranet muito facilitados pelo novo ACL nesta nova versão, e já vimos também uma excelente integração do CMS com o Magento. A gama de possibilidades é muito grande, inclusive diversos sites do governo que requerem muita segurança e estabilidade, hoje utilizam o Joomla“.

O Drupal é uma ferramenta ideal para sites e aplicativos web de todos os tipos e tamanhos. “O código do Drupal é bem estruturado, e permite um alto grau de customização sem que seja preciso alterar seu núcleo. Sua robustez pode ser atestada pela quantidade de websites de alto tráfego rodando Drupal“.

Conclusão

Ambos os CMS’s possuem pontos fracos e fortes. Muitos profissionais procuram optar pela ferramenta mais fácil, como é o caso do WordPress, o que pode ser bom em determinado projetos, mas deixar a desejar em outros. Considerando também a questão financeira, profissionais que trabalham com ferramentas mais complexas como o Drupal acabam por ser mais raros, e por isso mais caros.

A verdade é que muitas vezes o uso de um CMS acaba sendo condicionado pela identificação e pelo conhecimento prévio que os desenvolvedores têm na ferramenta. Mas o ideal é que, mesmo que você tenha preferência por um determinado CMS, ainda assim procure conhecer as possibilidades de outros sistemas.

Acredite, saber escolher a ferramenta ideal para cada tipo de projeto pode fazer a diferença.

Fonte: imasters

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSOS LANÇAMENTOS, PROMOÇÕES E NOVIDADES

Web Produtora - “Produzindo Conteúdo de Qualidade Para Você” | Todos os direitos Reservados 2017